3 de ago. de 2017

Bolo de banana "granola"



Oi ! Você tá conseguindo respirar direito ? Tem muita teia de aranha nesse blog ! Não posto faz muuuuuuito tempo. 
Fiz um bolo de banana "granola", tentando ser saudável de vez em quando. Já fiz essa receita com maçã e coco (fazendo alterações pontuais) com resultados favoráveis.
Segue a receita !

Ingredientes

3 ovos
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de açúcar demerara
1 colher de sopa de melado de cana
1/2 xícara de óleo de coco
4 bananas amassadas grosseiramente (eu usei prata)
1 colher de sopa de canela
1 colher de café de extrato de baunilha
1 pote de iogurte natural
1 xícara de aveia em flocos finos
1 xícara de farinha de centeio integral
1 colher de sopa de fermento

Pro final: 1 ou 2 bananas extras em rodelas pra colocar em cima da massa.

Preparo

Numa tigela junte os ingredientes até o iogurte. Depois vá acrescentando aos poucos a aveia e a farinha de centeio até incorporar. Não precisa mexer muito. Por último junte o fermento e dê uma última mexida.

Coloque numa forma untada e enfarinhada. Eu usei spray de óleo de coco pra facilitar. E polvilhei com a aveia.

Coloque as rodelas de banana sobre a massa e leve ao forno pré aquecido até o bolo passar no teste do palitinho. Eu usei 200 graus.


Sobre substituições


Sobre os açúcares: Pode usar um só tipo mas eu gosto da complexidade da mistura dos sabores. Se quiser pode substituir tudo por adoçante culinário.

Sobre as farinhas: é melhor não usar só a aveia, o bolo não fica tão fofinho. A farinha de centeio ajuda a deixar mais leve.

Fabizinha, dá notícias !


Eu sempre considerei esse blog como o meu caderno de receitas. Quando alguém me pede uma receita eu respondo com o link pro blog. Fácil, não ? Não !!!!! Nada fácil manter o blog atualizado. 
Não farei promessas. Quando eu tiver com vontade eu posto novamente. 
Até o próximo post !

Fabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se eu posso, vc tbm... Diz ae

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.