22 de jan. de 2012

Risoto de alho-poró



Eu gosto de risoto mas geralmente como na rua porque é um prato que precisa da sua atenção total. Eu sou partidária da cozinha multitasking, pra acabar de fazer tudo logo. Com o risoto não tem disso, precisa de dedicação.
Vai por mim, vale a pena o esforço !

Ingredientes (para duas pessoas comilonas):

1 X de arroz arbóreo (não, não rola com arroz comum)
3/4 X de alho-poró picado
3/4 X de cebola picada
1 X de vinho branco (no caso eu usei espumante, tb pode)
azeite
1 litro de caldo de sua preferência (frango, legumes)
1 colher de sopa de manteiga
1/4 X de queijo parmesão ralado (eu prefiro ralar na hora, o de pacote não é tão bom)

Preparo:

Primeiro você tem que deixar todos os ingredientes anteriores já preparados e perto de você. Se você tiver ajuda, ok. Eu prefiro cozinhar sozinha e aí preciso picar/cortar/ralar tudo com antecedência.


Coloque uma panela no fogo e deixe ficar bem quente. Coloque um pouco de azeite, deixe aquecer e coloque a cebola e a metade do alho-poró. Abaixe o fogo. Espere até que eles fiquem meio transparentes.





Agora é o momento de acrescentar o arroz na panela, vamos refogar até o arroz ficar bem brilhante (ele vai absorvendo a gordura do azeite).







Coloque o vinho e vá mexendo até o líquido secar.











Depois que o vinho secar vá acrescentando uma xícara do caldo por vez. Continue mexendo até o líquido secar. Quando secar acrescente outra xícara. Esse processo se repete até o arroz chegar no ponto. Eu não cheguei a usar o caldo todo, usei 3 xícaras (750ml).



Agora tire a panela do fogo e acrescente a manteiga, a maior parte do alho-poró e o queijo ralado. Mexa com cuidado e tá pronto !

Sirva num prato e decore com um restinho do alho-poró e queijo ralado.


Obs: o caldo fica mais gostoso se você fizer do zero, cozinhando frango ou legumes. Admito que quando eu tô com preguiça eu uso um cubo de caldo industrializado de frango/carne/legumes dissolvido num litro de água fervendo.

E aí ? Curtiu a receita ? Consegui te animar a fazer ? Tem alguma sugestão de receita pro blog ?

4 comentários:

  1. sabe qd eu vou pra cozinha fazer essa maravilha...nunca será ....
    mas vc pode me convidar pra almoçar na sua casa..rsrs
    Beijo
    Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Elaine, nem é difícil. Só precisa de atenção.

      Excluir
  2. Adorei! Quero fazer! Depois te conto o resultado. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Fabi, vc tem a receita de risoto de gorgonzola com pera?
    Se quiser te mando.
    Eu AMO risoto. Por mim teria aqui uma vez por semana.
    Beijos

    ResponderExcluir

Se eu posso, vc tbm... Diz ae

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.