2 de ago. de 2012

Coxinha



Coxinha é uma delícia, não é ? Quem não gosta de coxinha ? Não, eu não estou me referindo ao apelido jocoso criado pelos nossos amigos de SP. Estou falando do salgadinho.
Adoro coxinha mas tenho uma preguiça eterna de fazer em casa. É um salgadinho que dá trabalho. A vantagem de se fazer em casa é controlar exatamente o que vai no recheio e também conseguir fazer uma quantidade grande que dá pra congelar no freezer pra você utilizar depois. Boa opção pra uma festa ou para gulosinhos que gostam de ter coisas gostosas guardadas.

Ingredientes:

pro Recheio

1 cebola
500 grs de frango cozido desfiado (eu uso peito de frango)
azeite
50 grs de manteiga (1 colher de sopa)
sal
pimenta
meia lata de pomodori pelati (eu AMO tomatinhos em conserva no próprio suco mas você pode substituir por um molho de tomate da sua preferência)
salsa e cebolinha à gosto
meio copo de requeijão

Pra Massa

4 xicaras de leite
4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
1 cubo de caldo de galinha
meio copo de requeijão
pimenta

Pra empanar

1 ovo
farinha de rosca


Preparo:

Começamos pelo recheio para que ele apure os sabores e que ele esfrie até a hora de começar enrolar as coxinhas. Essa é a parte da receita onde você coloca o seu toque pessoal. Tirar um ingrediente ou colocar outro da sua preferência não é problema. Sempre prove tudo e siga sua intuição !



Numa panela, frite a cebola com duas colheres de azeite e a manteiga. Não é precisa dourar, espere apenas ela dar uma amolecida.







Junte o frango desfiado e o tomate. Tempere com sal e pimenta à gosto.








Por último junte a salsa, a cebolinha e o requeijão. Misture tudo, desligue o fogo e reserve o recheio para esfriar.







Agora vamos preparar a massa. Essa massa pode ser usada para rechear coxinhas, risoles, bolinhas, etc. É bem macia para se trabalhar e é barata !!! Eu tenho outra receita de massa que usa batata mas a versão abaixo é uma versão mais rápida de preparo. Em outro post mostrando outro salgadinho eu faço a massa com batata, ok ?


Numa outra panela coloque para ferver o leite, a manteiga, a pimenta à gosto, o caldo de galinha e o requeijão.







Quando começar a ferver junte a farinha na panela e mexa vigorosamente !







Depois que você conseguiu uniformizar a massa é hora de transferi-la para uma tigela grande.







A massa ainda está quente pra se trabalhar com ela. Você deve continuar a mexer com uma colher de pau ou silicone para que ela fique mais macia.






Depois da massa resfriada é hora de enrolar as coxinhas. Abra um pouco da massa, recheie com o frango e enrole na forma da coxinha.
É, eu já percebi que eu não sou muito talentosa modelando. Tenho que melhorar nisso :)








Passe a coxinha modelada no ovo batido e na farinha de rosca. Deixe um tempo reservado antes de fritar para que a casquinha fique mais firme.






Frite em óleo bem quente e escorra em papel toalha.
Depois é só comer !







E aí ? Gostou da receita ? Se animou pra fazer ?
Tem alguma sugestão de receita pra eu colocar no blog ?
Escreve nos comentários que eu vou adorar saber.
Até o próximo post !

3 comentários:

  1. Você não faz a massa com batata? Só com farinha eu não conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisa, eu faço duas receitas. Até falei isso no post. Da próxima vez posto a massa de batata. Fiz a massa de farinha pq era a receita mais rápida. Já agendei um post de um salgadinho diferente com a massa de batata.

      Excluir
  2. nunca vi com requeijao(a massa)

    ResponderExcluir

Se eu posso, vc tbm... Diz ae

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.