24 de jul. de 2012

Cuca de banana


Cuca de banana é uma das minhas lembranças de infância na cozinha. Minha mãe montava a cuca e eu ficava olhando intrigada e achando muito esquisito porque não parece nada com o jeito "normal" de fazer bolo. Sim, eu era pirralha mas já "sabia" que aquilo era diferente, tenho família de boleiras.

Essa não é a cuca tradicional do sul, eu sei. É uma versão. Então gaúchos e catarinas não me odeiem, ok ? Mas foi assim que eu aprendi com a minha mãe a fazer. Num post futuro eu faço a do sul.

Ingredientes:

Bananas (quantidade suficiente para forrar a sua forma, no meu caso usei 7 bananas prata)
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
3 colheres de fermento (colherzinha, das de chá)
1 tablete (200grs) de manteiga
3 ovos
canela em pó

Preparo:




Escolha a forma/pirex de sua preferência. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
Corte as bananas e coloque na forma, salpique com canela.




Junte todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, sal, fermento) numa tigela e misture tudo. Cubra as bananas com essa mistura.





Amoleça a manteiga numa panela ou microondas. Cubra a forma com essa manteiga amolecida/derretida. Tente cobrir o máximo possível da superfície.






Separe as claras dos ovos, bata até o ponto de neve (As gemas não são usadas nessa receita)








Cubra tudo com as claras em neve. Espalhe bem.









Asse em forno pré aquecido até a clara dourar e a cuca passar no teste do palitinho seco na massa (No meu forno durou uns 30 minutos)






E a cuca está pronta pra comer !
Faz e me conta o que achou.
Você tem alguma sugestão de receita pro blog ? Coloca aí nos comentários.
Essa semana ainda tem a receita da coxinha que fez sucesso no final de semana.
Até o próximo post !

Um comentário:

  1. Salve, Fabiana

    Acabo de achar seu blog. Maravilha!!!! Não sabia que vc tinha um e nem imaginei que vc fosse uma Mestre Cuca desse nível.
    Amei.Vou virar leitora habitual.

    Não tenho muito tempo, mas adoro cozinha e experimentar receitas e quero trocar experiências com você.

    Estou à cata de uma receita boa de Molho Teriaky. Você tem alguma? Quero experimentar fazer um atum com crosta de gergelim e esse molho. Fica bom demais.
    Me fala e....Parabéns!!! Tá lindo o seu blog.

    Bethania (trekkeira em recolhimento temporário)

    ResponderExcluir

Se eu posso, vc tbm... Diz ae

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.