8 de out. de 2012

Tiramisu




Eu admito: sou uma nerd esquisita, não sou fanática por café. Sempre tive preconceito com tiramisu porque achava que não ia gostar. Mas a experiência foi exatamente oposta: achei uma sobremesa deliciosa, o sabor suavizado de café me conquistou. Além disso não é uma sobremesa super doce, o que eu particularmente prefiro. Não curto doce demais, sabe ? (Italianos sabem cozinhar MUITO e pronto)

Agora vamos pra receita ? Vamos !

Ingredientes

1 xícara de café ao seu gosto (eu adocei bem pouquinho, se você prefere uma sobremesa mais docinha pode adoçar mais o café)
2 colheres de sopa do licor de sua preferência (escolha um que combine com o café, eu usei Frangélico)
4 ovos
100grs de açúcar
400 grs de mascarpone (um potinho)
300grs de biscoito champagne
Chocolate em pó para polvilhar as camadas


Preparo


Fiz um videozinho resumo com o preparo. Dá uma olhadinha ! (É eu sei que eu chacoalhei o celular, tô aprendendo)




Agora vamos ao passo a passo em fotos !

Primeiro de tudo: prepare o café, junte o licor, adoce e deixe esfriar enquanto você faz o resto.

Bata as claras em neve com metade do açúcar e uma pitada de sal. Reserve.
 Bata as gemas com o resto do açúcar até ficar um creme clarinho.
 Junte o mascarpone.
 Bata até ficar um creme uniforme.








Agora a batedeira está vetada. Misture gentilmente o creme de mascarpone e as claras em neve. 






O creme deve ficar uniforme e bem levinho. Reserve.
Passe o biscoito no café rapidamente (escorra o líquido pra não ficar muito molhado, eu mostro melhor no vídeo). Cubra a travessa toda com os biscoitos.
 Coloque metade do creme sobre os biscoitos.
 Polvilhe com o chocolate em pó.
Repita a operação. Cubra com os biscoitos molhados no café. Coloque o resto do creme e cubra com o chocolate em pó novamente !
 Outra forma de servir: porções individuais. É uma forma rápida e fofa de servir num jantar pros amigos.
A montagem é exatamente a mesma da travessa grande.
Depois é só deixar na geladeira por pelo menos 4 horas. Se puder adiantar, faça de véspera. Menos uma coisa pra se preocupar no dia de servir !
E tá pronto !
Gostou da receita ?
Ficou com alguma dúvida ? 
Tem alguma sugestão pro blog ? Escreve nos comentários que eu respondo tudinho.
Até o próximo post !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se eu posso, vc tbm... Diz ae

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.